Secretaria de Previdência divulga Indicador de Situação Previdenciária dos RPPS

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda divulgou o Indicador de Situação Previdenciária dos RPPS (ISP-RPPS) de cada um dos 2.123 entes que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV n° 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.

O ISP-PRRS é calculado somente para os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.  O Brasil possui hoje 5.598 entes federativos, dos quais 2.123 contam com RPPS – incluindo a União, os 26 estados, o Distrito Federal e 2.095 dos 5.570 municípios.

O ISP do Tijucas do Sul PREV na divulgação 01.2018 foi de 0,748, enquanto a média nacional é de 0,591. No cenário estadual alcançou a 54ª posição de um total de 176 RPPS existentes na Unidade Federativa. No cenário nacional a Autarquia ocupa a 601ª posição de um total de 2.123 RPPS. Com destaque o critério de equilíbrio financeiro-atuarial onde ocupa a 224ª posição nacional, estando a frente de 90% dos RPPS brasileiros.

De acordo com a análise da Superintendência, o TIJUCAS DO SUL PREV se posiciona em um patamar satisfatório mediante os indicadores analisados, apresentando-se acima da média nacional. “O TIJUCAS DO SUL PREV se destacou em um grande número de indicadores, atingindo nota máxima em vários deles. Contudo a meta será aumentar ainda mais o índice na próxima divulgação, que ocorre em dezembro”.

O relatório detalhado pode ser verificado em http://www.previdencia.gov.br/regimes-proprios/indicador-de-situacao-previdenciaria/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *